Hora do Planeta: apague as luzes e acenda uma esperança

divulgação

divulgação

Hoje, dia 28 de março às 20h30, a WWF-Brazil, nos convida a paticipar de um ato simbólico, no qual governos, empresas e a população de todo o mundo  apagarão as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. O aquecimento global – com as consequentes mudanças climáticas – é, sem dúvida, um dos principais problemas globais a serem enfrentados pela humanidade neste século.

A Hora do Planeta é o primeiro passo desta demonstração globalizada rumo ao que estamos chamando da “Hora da Verdade”, em dezembro deste ano, na Dinamarca. O mundo espera de nossos líderes a coragem para enfrentar e reverter este problema.

Aquecimento Global
O aumento da temperatura média do planeta é causado pelo acúmulo excessivo de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis e da remoção das florestas que formam um ‘cobertor’ cada vez mais espesso ao redor da Terra.

A luz do sol entra na atmosfera, mas este ‘cobertor’ não permite que ela se dissipe no universo, retendo a energia em forma de calor, mecanismo semelhante a uma estufa para plantas, daí o nome “gases de efeito estufa”.
Este comportamento efeito estufa, no entanto, é um fenômeno natural que garante, de forma equilibrada, a vida no planeta. Mas a velocidade das emissões e a quantidade de gases jogados na atmosfera pelas atividades humanas desde a revolução industrial são os grandes vilões do aquecimento global.

O Brasil, o desmatamento e o aquecimento Global

desmatamentoNo quebra-cabeça do clima, as florestas são um importante regulador global. Elas estabilizam os ciclos de água (hídricos) através da sua transpiração, resfriando e mantendo a circulação de água e nutrientes pelo planeta. São esses ciclos que garantem a água em nossas torneiras e os alimentos em nossa mesa. Outro aspecto importante é a influência na alteração da pressão atmosférica e padrões de chuva (precipitação).

  • A derrubada das florestas no Brasil faz o nosso país ocupar a 4ª posição no ranking global de emissores de gases do efeito estufa. Hoje, o desmatamento é responsável por cerca de 75% de nossas emissões de CO2. Produtos como carne e madeira são consumidos em sua grande parte pelo mercado nacional. O Brasil, portanto, tem parcela importante de responsabilidade na redução do aquecimento global. O Brasil, sendo a 9ª maior economia do planeta, é uma potência dentre os países emergentes e um líder nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Devemos ser exemplo para um desenvolvimento justo e sustentável.

    As áreas desmatadas ficam cada vez mais distantes do Brasil urbano. Entretanto, é nas cidades que está a maior parte da população brasileira, e é nas cidades que os produtos extraídos de forma insustentável ou produzidos a partir da sua derrubada são consumidos.

fonte: WWF Brasil

A irresponsabilidade diária com os pequenos  consumos, o descarte irregular dos resíduos e o estímulo às práticas de degradação do meio-ambiente, podem gerar o fim da humanidade, o fim do recursos para vida na terra.

A Nasa continua estudando como chegar nos outros planetas…será um sinal?

Anúncios

0 Responses to “Hora do Planeta: apague as luzes e acenda uma esperança”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

março 2009
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Atualizações Twitter

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 569 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: