Elección- Nuestros hermanos de Bolívia

Bolivianas no FSM / Belém - PA, 2009

No próximo domingo (06/12), acontecem na Bolívia as eleições presidenciais na Bolívia. O atual presidente, EVO MORALES, concorre à reeleição e estima obter 70% do eleitorado. Caso o resultado seja confirmado, Morales já adiantou algumas plataformas para o próximo governo. Entre elas, está a reforma do Judiciário. Além de eleger o presidente, os bolivianos irão votar em 36 senadores e 130  deputados para a Assembleia Plurinacional Legislativa, a casa que substituirá o Congresso.

Conversei com a Vânia Rodriguez, boliviana que está há cerca de 5 anos no Brasil. Doutoranda em Toxicologia pela FCF/USP, Vânia fala um pouco de suas expectativas e preocupações quanto ao rumo da Bolívia.

“Estou na incerteza com relação as eleições do domingo, aparentemente a vitória de Evo Morales é certa, o que não necessariamente tem a ver com a preferência dos votantes. Infelizmente tem muita coisa envolvida, desde a carência de um candidato opositor que de fato faça frente à campanha de Evo, as denúncias de possíveis fraudes, dinheiro de fora que financia a campanha prometendo céu e terra para os mais humildes em fim”

Vânia participará das eleições de São Paulo, cidade onde mora. Esta é a primeira vez que a Corte Nacional Eleitoral da Bolívia, concede o direito de voto aos bolivianos que vivem em Brasil, Espanha, Argentina e nos Estados Unidos.

“Eu tentarei exercer o meu direito de votar aqui, somente espero que independente do resultado, venham dias melhores para o meu país e principalmente para minha região (Santa Cruz de La Sierra), que tem sido muito castigada pelo atual governo. Não é a toa que milhares de bolivianos saíram do país nos últimos 5 anos, ou seja, embora internacionalmente o Evo Morales represente a classe mais “oprimida”, na verdade o que tem acontecido é uma inversão de papeis e os que ele chama de “burgueses” são os que estão pagando as consequencias dessa reivindicação”, desabafou Vânia Rodriguez.

Anúncios

0 Responses to “Elección- Nuestros hermanos de Bolívia”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Atualizações Twitter

  • Atenção, se você não vai aderir à greve de amanhã, 5, em São Paulo saiba que o desembargador Celso Peel Furtado,... fb.me/2rat6boko 1 week ago

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 576 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: