Laura Chinchilla, 1° mulher a chegar à presidência na Costa Rica

Laura Chinchilla

Laura Chinchilla, 50 anos, tornou-se nesse domingo (07/02), a primeira mulher a chegar à presidência da Costa Rica. Graduou-se em Ciência Política em San José e aprofundou os seus estudos em Segurança Pública na Universidade de Georgetown (EUA). É casada desde 2000 com o advogado espanhol José María Rico, seu segundo marido. Com perfil político associado à ideologia de esquerda e ligada a movimentos religiosos, Chinchilla tem posições conservadoras sobre temas como aborto e reconhecimento de união civil entre pessoas do mesmo sexo. Foi eleita pelo PLN – Partido Liberação Nacional, com 47% do total de votos, com folgada margem sobre os 40% que ela precisava para se eleger no primeiro turno.

Punto guanacasteco

Costa Rica
A Costa Rica localiza-se na América Central, sua capital á San Jose. Possui 4,5 milhões de habitantes, os costarriquenhos ou costarriquenses que falam espanhol. Predomina no país o cristianismo, com 80% de católicos, 15% protestantes de e 5% de adeptos de outras religiões. A Costa rica divide-se em sete provincías, o presidencialismo é sua forma de governo, e os principais partidos políticos são a PUSC – Unidade Social Cristã e PLN – Libertação Nacional (da presidente eleita). Sua Constituição Federa está em vigor desde 1949. O país foi descoberto e, provavelmente, batizada por Cristovão Colombo, em sua quarta viagem à América, em 1502. Havia na região cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. Encontrados os primeiros indícios de ouro, usado em ornamentos indígenas, os espanhóis planejaram um núcleo de colonização sob o comando de Bartolomé Colombo, irmão do descobridor. Expulsos logo a seguir pelos indígenas, só conquistaram a região em 1530. Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago. Os limites demarcatórios foram fixados entre 1560 e 1573.

cozinhando em Basa

A comida costariquense não é muito codimentada, constituída à base de arroz, feijões, plátano maduro (banana), milho, verduras, carne, frango ou pescado e servida com tortillas (tipo de pão) de milho. Um dos pratos típicos é o “Casado”, composto de carne ou frango ao molho, acompanhado de arroz, feijões, plátano maduro, salada e purê de batata. Em alguns lugares, vem acompanhado também de ovo ou abacate. A dança nacional é chamada de “Punto guanacasteco”. As Principais universidades são Universidade da Costa Rica e Universidade Autônoma da América Central. A educação pública recebe cerca de 25% do orçamento nacional. A escolaridade primária é obrigatória e 90% da população é alfabetizada. A Literatura é uma das mais recentes da América Central. Destacam-se Ricardo Fernández Guardia, historiador do período colonial e Aquileo Echeverría, o mais popular poeta costarriquenho.

literatura é uma das mais recentes da América Central. Destacam-se Ricardo Fernández Guardia, historiador do período colonial e Aquileo Echeverría, o mais popular poeta costarriquenho.

Anúncios

0 Responses to “Laura Chinchilla, 1° mulher a chegar à presidência na Costa Rica”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

fevereiro 2010
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Atualizações Twitter

  • Olha, é incrível o tanto de apoio. Obrigada. Eu to bem e pensando fora da caixinha. Senhores e senhoraa editoras... fb.me/2erLtRIrD 7 hours ago

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 569 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: