13° Romaria a pé para o Grito dos Excluídos

Romaria pela Brasilândia

“Onde estão nossos Direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular, este é o grito da 13° Romaria a pé 2010, que no dia da “independência do Brasil”, 07/09, se une ao Grito dos Excluídos em sua 16° edição. A Romaria a pé, uma iniciativa da Região Brasilândia, percorre as ruas da periferia de São Paulo até o centro da cidade, em solidariedade por aqueles que não tem seus direitos garantidos, em busca pelo cumprimento destes direitos. Na fileira que se forma, por entre os morros da periferia, encontram-se homens e mulheres da  Região Episcopal Brasilândia – Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Santo André.

São agentes das pastorais e movimentos sociais e lideranças das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que renovam o gesto profético de caminhar denunciando as injustiças na cidade de São Paulo. São cristãos que coletaram assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular  na Campanha Ficha Limpa (legislação já em vigor, torna mais rígidos os critérios de admissão de candidatos para os cargos de representatividade popular). São cidadãos articulados, organizados e informados sobre seus direitos, indignados com a falta de políticas públicas que correspondam às demandas da periferia da cidade.

A Romaria começa na segunda 06/09, saindo do Jardim Damasceno, região Brasilândia e passa por cinco CEBs. À noite chega à casa de Oração do Povo, já no centro da cidade, e junto aos moradores em situação de rua participam da celebração e partilham o jantar e a pernoite.

No dia 7, às 8h os romeiros participam da missa na Catedral da Sé e logo após os se unem ao 16° Grito dos Excluídos, e juntos caminham até o Monumento da Independência no Ipiranga, onde será realizado um ato público, em defesa da vida, dos direitos de cada cidadão e ainda e pelo Plebiscito Popular que deseja limitar a propriedade da terra no Brasil. A juventude também será tema neste grito, com reflexões sobre a violência e o extermínio dos jovens no Brasil, bem como a Campanha da Fraternidade Ecumênica e o processo eleitoral.

Por que caminham estes homens e mulheres ?

“Nós caminhamos em romaria porque sonhamos com a vida respeitada, com a terra e o pão partilhados, nossas crianças na escola, acesso digno ao trabalho, saúde, lazer… “O melhor jeito de sonhar é de olhos abertos”. De fato, sonhar de olhos abertos quer dizer que estamos projetando alguma coisa boa para nós, para nosso futuro, também para outras pessoas e situações. Sonhar é visualizar hoje o que queremos que se torne uma realidade, amanhã. E quem não sonha? É próprio da pessoa humana, querer progredir, estar bem, ir melhorando sempre. Foi Deus que colocou em nosso coração este desejo. Deus também tem um sonho para nós. Com certeza ele quer ver seus filhos e filhas com muita saúde, prosperidade, com vida em abundância que Jesus mesmo veio trazer.

Muitas pessoas usam a palavra utopia no lugar de sonho. É a mesma coisa. Por causa deste sonho Deus criou o universo. Por causa deste sonho ele quer a paz em todo o mundo, o desenvolvimento, o respeito pela ecologia, a fraternidade entre os povos e as religiões, nossas comunidades com espírito de ajuda, de luta e de amor. Como disse D. Pedro Casaldáliga: “Nosso Deus tem um Sonho e Nós também”.

Nas nossas caminhadas, Brasilândia e Santo André caminham e sonham por: trabalho, saúde, na luta por terra, moradia, regularização e urbanização das favelas, contra a violência e morte do povo e da juventude, na preservação do meio ambiente, contra os lixões, contra os pedágios, ao acesso de estruturas de Lazer & Cultura, entre outras lutas.

Mais informações karla.maria.souza@gmail.com.

Anúncios

0 Responses to “13° Romaria a pé para o Grito dos Excluídos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 576 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: