Dom Angélico esclarece posição da Igreja nestas eleições

Em ato na região Brasilândia,  zona noroeste da cidade de São Paulo, realizado no último sábado (23/10) , dom Angélico Bernadino Sândalo, bispo emérito de Blumenau e 1° bispo da Região Episcopal Brasilândia, da Arquidiocese de São Paulo, esclareceu pedagogicamente a confusão feita por alguns de nossos bispos e colocou ponto final na tentativa de manipularem nosso voto. (assista o vídeo de dom Angélico)

A Igreja, e digo por mim em meu blog como membro dela, é plural em suas  manifestações, pastorais, ministérios e também em suas opções políticas (e que bom!!), mas isso não dá poder às lideranças, a padres e bispos de usarem tal influência e capilaridade da Igreja, como instrumento para campanha política.  Tal prática é vergonhosa, pois usa do poder moral que estas lideranças teem sob os altares, e/ou à frente das atividades na Instituição.

Somos, eu sou cristã, católica e a Igreja que sempre lutou pela vida aqui em São Paulo e em todo o país, lutou também pela liberdade de ir e vir e de cada um se expressar segundo seus valores.  Quem não se lembra de dom Paulo Evaristo Arns, abrindo as portas da Catedral da Sé, acolhendo os perseguidos pela ditadura?! Eu não presenciei isso, mas está registrado na história deste país e nos arquivos de vários jornais, inclusive no da Arquidiocese de São Paulo, O SÃO PAULO, que também resistiu à censura.

A Igreja de São Paulo, na voz de dom Odilo Pedro Scherer, seu arcebispo, e a Igreja de todo o Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem afirmado reinteradamente que não indica, nem desqualifica candidatos. Defende sim, que cada cristão vote segundo sua opção calcada na formação política crítica, nos valores cristãos e nas informações disponíveis.  A bandeira da Igreja é a bandeira da vida e de uma vida com dignidade.

Pois, que todos votemos naquele ou naquela, em que nossa consciência cidadã avalie como positivo para a sociedade brasileira, em especial à população mais pobre, aquela que mais sofre e precisa da solidariedade e mais, precisa e tem exigido que seus direitos já garantidos pela Constituição, sejam aplicados integralmente.

O voto é seu, a consciência é sua.

Anúncios

0 Responses to “Dom Angélico esclarece posição da Igreja nestas eleições”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

outubro 2010
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Atualizações Twitter

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 569 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: