Jornada Mundial da Juventude no Rio deve reunir 2 milhões de pessoas

De 23 a 28 de julho de 2013, o Rio de Janeiro será sede do maior evento católico do mundo: a Jornada Mundial da Juventude. Trata-se do encontro de jovens de todo o mundo com o papa Bento 16, que deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas na cidade maravilhosa, e antes de 18 a 21 de julho, em centenas de cidades que receberão esses jovens para a Semana Missionária.

É mais gente que Copa do Mundo e Olimpíadas e espera-se que o Brasil tenha estrutura para receber esses jovens peregrinos. Na última edição, em Madri, na Espanha, a Confederação de Empresários local calculou um lucro de 160 milhões de euros.

O setor hoteleiro foi o mais beneficiado, 70% dos leitos disponíveis na cidade foram ocupados, o que representa um aumento de 30% no fluxo normal. Além da hotelaria, as redes de fast-food, restaurantes e bares também foram beneficiados com o evento.

A Igreja Católica, contudo, está de olho em outro tipo de lucro, e aqui não estou falando em dinheiro. Em entrevista que realizei pelo O SÃO PAULO, com dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial da juventude brasileira, ele fala sobre a expectativa da Jornada Mundial da Juventude como um momento único de evangelizar.

Para os católicos, como esta que vos escreve, evangelizar é anunciar a Boa Notícia, levar o Cristo e com eles seus valores éticos, de respeito e defesa à vida e sua dignidade humana em todos os seus aspectos.

Penso que a Jornada vem em boa hora, não só aos jovens, mas a todos, para que valores de paz e respeito ao próximo e à vida, sejam reestabelecidos e enraizados na cultura. Abaixo você confere a conversa com dom Eduardo…

Dom Eduardo aponta JMJ como estratégia de Deus para evangelizar

Karla Maria
Publicada no O SÃO PAULO

A Jornada Mundial da Juventude-2013 já começou, isso se acompanharmos o raciocínio de dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para ele, a JMJ faz parte do processo de evangelização da juventude brasileira, que segue as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil (2011-2015).

“Desde quando solicitamos ao Papa a possibilidade da jornada aqui no Brasil, nós já fomos pensando-a, dentro de uma dinâmica de evangelização da juventude”, disse dom Eduardo em entrevista ao O SÃO PAULO.
O bispo, salesiano, lembra que a jornada está dentro do contexto de atenção efetiva e afetiva da Igreja do Brasil pela juventude. “A jornada tem uma força que temos que reconhecer e agora cabe a nós, CNBB, Comissão Episcopal para a juventude, pastorais da juventude e todas as demais expressões aproveitar desse momento”.
Em uma das estratégias de comunicação da Comissão Episcopal da Juventude, mensalmente, dom Eduardo envia carta aos párocos, porque vê neles um papel importante de articulação e animação da juventude. “Essa é uma maneira de articular com os padres, para que criem grupos de jovens, proporcionem espaços, criem formação para assessores. A proposta é dinamizar a juventude na paróquia, porque é lá que a gente acredita que a Jornada terá um ganho real concreto”.
Já foram publicadas quatro cartas aos padres, que estão disponíveis na página www.jovensconectados.org.br. A eles, o bispo envia mensagem especial. “Meus queridos irmãos padres, não percam essa oportunidade, é ímpar, única. Os jovens estão vindo atrás, se o pároco sabe que tem 500 jovens em sua paróquia que estão indo à jornada, que estão se movimentando por causa da peregrinação, pegue esses jovens e faça alguma coisa depois. Pense longe, grande, não só na jornada, e não só na Cruz passando. Estas são estratégias que Deus está usando para dinamizar e evangelizar a Juventude”.
Durante a entrevista, dom Eduardo também convidou a Pastoral da Juventude e demais expressões juvenis a aproveitarem a oportunidade. “Que bonito o trabalho que a Pastoral da Juventude tem na história da evangelização da juventude no Brasil, e justamente por causa dessa riqueza e capacidade em organizar e evangelizar, pedimos que coloque essa experiência, essa capacitação a serviço da Igreja”.
Para dom Eduardo “é um retrocesso, uma falta de esperteza, perder essa oportunidade que Deus está nos dando, é uma avalanche de jovens e quem tem mais experiência de organização, de processo e planejamento, que ponha a serviço, para que a gente não perca esses jovens”.
E essa avalanche de jovens já vem se manifestando pelas redes sociais. Até o fechamento desta edição o Twitter oficial da Jornada Mundial da Juventude em português @jmj_pt, já contabilizava 17.554 seguidores e o @jovensconectados, perfil oficial da Comissão da CNBB para a Juventude possuía 13.242 seguidores. “Temos que aproveitar dessa ocasião que está todo mundo nas redes sociais”, apontou dom Eduardo, lembrando que por meio das redes, é possível acompanhar os ‘passos’ dos ícones da JMJ, seja por terra ou mar, e assim, as realidades do povo brasileiro.
Aos conectados que queiram acompanhar a peregrinação, é possível fazer download gratuito do aplicativo “Siga a Cruz”, no www.rio2013.com ou se inteirar das atividades preparativas para a Pré – Jornada ou Semana Missionária na Arquidiocese de São Paulo, que se realizará de 18 a 21 de julho de 2013.
Segundo o Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, na Solenidade de Pentecostes, 27 de maio, será lançado o site www.prejmjsp.com, e nele estarão as informações sobre a Campanha de Voluntariado e Hospedagem Solidária na Arquidiocese.
Anúncios

0 Responses to “Jornada Mundial da Juventude no Rio deve reunir 2 milhões de pessoas”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Atualizações Twitter

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 569 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: