Musical, adaptado de texto do papa João Paulo 2º, estreia em SP

Texto: Karla Maria
Fotos: Luciney Martins

O teatro no Brasil surgiu no século 16, quando os jovens padres, José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, desembarcaram na Bahia usando do teatro para se comunicar e evangelizar os índios.

Meio século depois, a arte continua a evangelizar e comunicar os valores cristãos, e desta vez com “Enlace – a Loja do Ourives”, uma obra escrita por Karol Wojtyla, o papa João Paulo 2º, que estreou dia 19, no Tuca – o teatro da PUC.

Antes os jesuítas no teatro, agora o beato João Paulo 2º na origem dos musicais genuinamente brasileiros. O Enlace, diferentemente das produções da Broadway, conta com adaptação, direção, produção, interpretação e musicalidade brasileiros, cerca de 40 atores e nove músicos se apresentam no palco, enquanto outras dezenas trabalham na produção.

Os cardeais dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano, prestigiaram a estreia do musical. “Muito bonito, com uma mensagem muito positiva, muito oportuna para esse nosso tempo: é o amor que no final reconstrói a vida”, disse dom Odilo.

O arcebispo metropolitano lembrou que a mensagem do musical também é parte do Evangelho, do Anúncio, dos valores que a Igreja propõe, defende e propaga, tendo um valor evangelizador. “Recomendo a todo mundo, a católicos e não católicos que venham assistir ao musical”.

Autoridades políticas também marcaram presença, o prefeito e vice-prefeita, Gilberto Kassab e Alda Marco Antonio, bem como dois dos pré-candidatos às eleições municipais: José Serra (PSDB) e Gabriel Chalita (PMDB). Cláudio Pastro, artista plástico, também esteve na estreia. “Belíssimo o musical que nos enche de esperança e amor. Alguma coisa que não é atual, é eterno”. O texto “Enlace…” foi escrito em 1960, trazia três personagens e grandes monólogos sobre o amor com os seus encontros e desencontros, suas esperanças, esperas e medos.

O dramaturgo Elísio Lopes Jr foi o responsável pela adaptação, a direção geral é de Jô Santana, para quem “a peça define o amor”. Em entrevista ao O SÃO PAULO, Jô destacou o empenho de padre Juarez de Castro na realização do projeto. Padre Juarez abraçou o musical há cerca de um ano e meio, se tornando o assessor eclesiástico. “Queria dizer para vocês, que o verdadeiro ourives dessa história, é o próprio Papa, esse ourives trouxe para nós esse grande espetáculo e como tenho dito, vocês se convençam e digam para as pessoas o Papa é um espetáculo”, disse o padre no palco, ao término da sessão de estreia.

A atriz Françoise Forton, interpreta Teodora, uma mulher que descobre na maturidade que é possível amar. “Me encanta nesse trabalho poder falar do amor, que o amor pode durar a vida toda, que pode começar na maturidade”.

Para Rafael Almeida, que interpreta Adok, o fato do texto original ter sido do papa João Paulo 2º, chamou sua atenção. “Quando fui convidado para fazer o musical, e me disseram ser do Papa, eu achei incrível e inclusive, foi um dos grandes atrativos para eu aceitar”.

Rogério Lage, diretor artístico e encenador do musical, acredita que o grande valor do texto de Karol Wojtyla é “que trata de valores fundamentais para o homem viver em sociedade”. Rogério afirmou que o musical fica em São Paulo, até agosto ou setembro, e depois segue por capitais do Brasil, tendo temporada marcada no Rio de Janeiro, em abril de 2013.

Anúncios

0 Responses to “Musical, adaptado de texto do papa João Paulo 2º, estreia em SP”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 576 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: