Mega Bazar da Cáritas fomenta economia solidária

Lilian Caroline de Moraes mostra suas compras no valor de 400 reais

Dinheiro arrecadado será destinado a Projetos de Fundos Solidários

Texto: Karla Maria
Fotos: Luciney Martins

“Fiquei sabendo do bazar pela televisão. Vim ontem [sexta, dia 3], mas estava  desprevenida, então voltei hoje e trouxe uma galera”, conta Lilian Caroline de Moraes Amaral 26, que gastou 400 reais em compras no Mega Bazar Solidário promovido pela Cáritas São Paulo, de 3 a 5, no Sindicato dos Bancários, centro da capital.

“Aqui, os preços são como os da 25 de março [comércio popular da capital paulista], mas lá eu acabo contribuindo com o crime, com a sonegação de impostos, e aqui eu estou contribuindo com quem precisa”, disse a jovem, que comprou algumas das 350 mil peças provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal e destinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social a apoiar Projetos de Finanças Solidárias.

A Cáritas Brasileira, membro do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, é uma das entidades que em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) executa o projeto de mapeamento e fomento à economia solidária, e, por isso, no Estado de São Paulo gere os recursos para tais fins. “A Cáritas está cumprindo sua função social para além dos muros da Igreja, e este evento possibilita isso”, disse Maria das Graças de Lima, agente estadual do Projeto de Fundo Solidário da Cáritas Brasileira Regional São Paulo.

Antes mesmo de o Brasil contar com a SENAES, a Cáritas Brasileira, na década de 1980, já refletia e vivia a economia solidária nas comunidades de base, e foi a partir dessas experiências, somadas a demais iniciativas espalhadas pelo Brasil, que nasceram e serão também beneficiadas pelos recursos arrecadados no bazar, os Fundos Solidários Rotativos.

Samuel da Silva, agente da Cáritas de Minas Gerais e voluntário no mega bazar, explica que os Fundos Solidários Rotativos são metodologias de organização da comunidade para o financiamento de iniciativas produtivas e sociais, de caráter comunitário e associativo, voltado a promover atividades socioeconômicas a partir dos princípios da economia solidária. “O objetivo é promover o desenvolvimento local solidário e sustentável”, disse Samuel, entre uma venda e outra.

Sindicato dos Bancários, no centro de SP, lotado de compradores

Segundo Geraldo da Silva Cunha, um dos 50 voluntários no bazar, na sexta-feira,  foram cadastrados 1.400 compradores e no sábado, até às 16h, já passavam de 3 mil. Valdete Santana dos Santos e seu filho Roberto estavam entre eles. “Peguei tênis de marca. Na loja, custa 500 reais, eu nunca poderia comprar”, disse a moradora de Cidade Tiradentes, com os sete pares de tênis na mão.

Além dos tênis, foi possível comprar jaquetas, camisetas, vestidos, meias, mochilas, utilidades domésticas, material escolar, material de escritório, utensílios de cozinha, pequenos objetos de decoração, tudo a preços bem convidativos.

Enquanto os compradores pesquisavam seus produtos, aconteciam apresentações e manifestações culturais de artistas e grupos ligados aos Pontos de Cultura e   Movimentos Sociais. Terminadas as compras e enfrentada a fila, foi possível saborear os salgados e doces de grupos de economia solidária, já apoiados pela Cáritas, vindos de Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco e da zona leste de São Paulo.

Publicada na edição 2913 de O SÃO PAULO.

Anúncios

0 Responses to “Mega Bazar da Cáritas fomenta economia solidária”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

agosto 2012
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Atualizações Twitter

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 576 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: