CPI dos incêndios em favelas é adiada novamente

Escombros do incêndio na Favela do Moinho, dezembro de 2011

“A periferia de São Paulo vai responder nas urnas com uma vontade de mudança”. Milton Sales, morador da Favela do Moinho

Texto e fotos: Karla Maria

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Incêndios em Favelas, instalada na Câmara Municipal para apurar as causas e responsabilidades pela recorrência dos incêndios que estava marcada para a última quarta-feira, 26, foi pela 5ª vez adiada por falta de quórum. Nessa reunião, os subprefeitos de São Miguel, Vila Prudente e Jabaquara deveriam ter sido ouvidos.

“É necessário tornar público a ausência e o descaso dos vereadores nesse exato momento em que a cidade de São Paulo está pedindo atenção especial para um povo sofrido”, disse Sueli Camargo, coordenadora da Pastoral do Menor Arquidiocesana, após ouvir a explicação do presidente da comissão, Ricardo Teixeira (PV).

“Infelizmente não tivemos quórum, com a compreensão de todos e com a votação dos vereadores Toninho e Edir dou por encerrada a sessão. As investigações da polícia civil e militar continuam, infelizmente a Câmara hoje não caminhou, já fiz a nova reconvocação e esperamos que a gente dê continuidade”, disse o presidente da CPI, que junto aos seus demais colegas, Ushitaro Kamia (PSD), Toninho Paiva (PR), Aníbal de Freitas (PR), Edir Sales (PSD) e Souza Santos (PSD) concorrem à  reeleição na Câmara Municipal, no próximo domingo, dia 7.

“Se os vereadores que foram indicados para a comissão e não estão comparecendo, ela [CPI] tem que ser destituída”, disse Luiz Gonzaga da Silva, membro do Movimento de Moradia do Centro, que junto a cerca de cem pessoas, membros de  pastorais e movimentos sociais, moradores de diversas favelas do estado se manifestavam contra a letargia do poder legislativo.

Famílias buscam o que restou do incêndio na Favela do Moinho, dezembro de 2011

Milton Salles teve seu barraco incendiado, na manhã do dia 17, na favela do Moinho, localizada sob o Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, no Centro de São Paulo. Morador da favela há 8 anos, casado, com seis filhos, conta como o incêndio destruiu sua casa. “A prefeitura não me ofereceu nada, agora que chegou uma empresa lá oferecendo refeição. A prefeitura não vai fortalecer a população que ela quer enfraquecer e esmagar”, disse Milton que continua morando no galpão debaixo do viaduto. Às vésperas das eleições, Milton falou sobre seu voto: “Nosso voto será para mudança, de esperança. A periferia de São Paulo vai responder nas urnas com uma vontade de mudança”.

Especulação imobiliária
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) aponta que dos últimos incêndios que ocorreram em 2012 em São Paulo, nove foram em áreas que aumentaram seus valores pelo mercado imobiliário. Na zona leste, a região da favela de São Miguel Paulista, por exemplo, vizinha de Ermelino Matarazzo (incendiada dia 28 de agosto), teve a maior valorização  imobiliária da capital em apenas dois anos: 214%.

A região da favela de Vila Prudente (incendiada no dia 23 de agosto) teve valorização de 149%, enquanto a região da favela do Morro do Piolho (incendiada em 3 de setembro) teve aumento do metro quadrado em 117%. A Defesa Civil paulistana registrou 103 incêndios em favelas entre 2008 e 2012. O Corpo de Bombeiros contabilizou 530 ocorrências no mesmo período, e só em 2012, já foram registrados 68 incêndios em favelas.

Publicado em O SÃO PAULO

Anúncios

0 Responses to “CPI dos incêndios em favelas é adiada novamente”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




AQUI TEM…

Notícias sobre política(s), cinema, comportamento, culturas, meio ambiente, movimentos sociais, jornalismo, Brasil, América Latina e poesia.

O TEMPO PASSA…

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Atualizações Twitter

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email

Junte-se a 576 outros seguidores

RSS Adital – América Latina e Caribe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS BBC Brasil.com


%d blogueiros gostam disto: